Para Começar a Estudar Agora

Um Norte Para Seus Estudos: A estratégia para arrasar no Enem

Matriz de Referência: O “edital” do Enem Em um concurso, o edital é um documento com tudo o que vai acontecer nele, desde a inscrição, a apl...

30/03/2024

Como Identificar o seu Estilo de Aprendizagem

Digite suas respostas para todas as perguntas da planilha de pontuação do ILS. Escolha apenas uma resposta para cada pergunta. Se tanto “a” quanto “b” parecem se aplicar a você, escolha aquele que se aplica mais frequentemente.

1. Eu entendo algo melhor depois que eu:

  1. tento fazê-lo.
  2. penso a respeito.

2. Eu prefiro ser considerado como:

  1. realista.
  2. inovador.

3. Quando eu penso sobre o que eu fiz ontem, na maioria das vezes penso em:

  1. imagens.
  2. palavras.

4. Eu tendo a:

  1. entender os detalhes de um assunto mas posso ficar confuso sobre a estrutura geral.
  2. entender a estrutura geral de um assunto mas posso ficar confuso sobre os detalhes.

5. Quando eu aprendo algo novo, me ajuda quando:

  1. falo sobre isso.
  2. penso a respeito disso.

6. Se eu fosse um professor, eu daria aulas:

  1. que lidam com fatos e situações da vida real.
  2. que lidam com ideias e teorias.

7. Eu prefiro adquirir informações novas através de:

  1. imagens, diagramas, gráficos ou mapas.
  2. textos escritos ou informações verbais.

8. Uma vez que entendi:

  1. todas as partes, eu entenderei o todo.
  2. o todo, eu entenderei como as partes se encaixam.

9. Em um grupo de estudos trabalhando em um material difícil, eu tendo a:

  1. participar e contribuir com ideias.
  2. me afastar e ouvir os outros.

10. Eu acho mais fácil:

  1. aprender fatos.
  2. aprender conceitos.

11. Em um livro cheio de imagens e gráficos, eu prefiro:

  1. analisar com cuidado as imagens e gráficos.
  2. focar no texto escrito.

12. Quando eu resolvo problemas de matemática:

  1. eu trabalho um passo de cada vez na direção da solução.
  2. em geral eu vejo a solução da questão mas tenho trabalho em encontrar o passo a passo para chegar nela.

13. Em aulas que eu já assisti:

  1. eu normalmente passo a conhecer vários colegas de sala.
  2. raramente passo a conhecer muitos colegas de sala.

14. Ao ler um livro de não-ficção, eu prefiro:

  1. algo que ensina novos fatos ou me diga como fazer algo.
  2. algo que me dê novas ideias para pensar.

15. Prefiro professores:

  1. que colocam vários diagramas no quadro.
  2. que passam a maior parte do tempo explicando.

16. Quando eu estou analisando uma estória ou romance:

  1. eu penso nos incidentes e tento encaixá-los para descobrir os temas do romance.
  2. eu apenas descubro os temas quando termino de ler o romance e tenho que voltar na leitura para ver os incidentes que demonstram os temas.

17. Quando eu começo uma tarefa de casa, eu procuro:

  1. começar a trabalhar na solução imediatamente.
  2. tentar entender o problema primeiro.

18. Eu prefiro o conceito de:

  1. exatidão.
  2. teorização.

19. Eu lembro melhor:

  1. do que eu vi.
  2. do que eu ouvi.

20. Para mim é mais importante que um professor:

  1. mostre o material de estudo em passos claros e sequenciais.
  2. me dê o panorama geral e relacione o material de estudo com outros conteúdos.

21. Eu prefiro estudar:

  1. em grupo.
  2. sozinho.

22. Me consideram mais como alguém:

  1. cuidadoso sobre os detalhes do meu trabalho.
  2. criativo sobre como faço meu trabalho.

23. Quando busco direções de um local novo, eu prefiro:

  1. um mapa.
  2. instruções por escrito.

24. Eu aprendo:

  1. em um ritmo bastante regular. Se eu estudar duro, eu chego lá.
  2. aos trancos e barrancos. Eu vou ficar todo confuso e de repente tudo se encaixa num estalo.

25. Eu prefiro primeiro:

  1. experimentar coisas.
  2. pensar em como vou fazer isso.

26. Quando estou lendo por prazer, gosto que escritores:

  1. digam o que querem de forma clara.
  2. digam coisas de formas criativas e interessantes.

27. Quando eu vejo um diagrama ou esboço na aula, eu costumo memorizar:

  1. a imagem.
  2. o que o professor disse sobre ela.

28. Considerando um pedaço de informação, é mais provável que eu:

  1. foque nos detalhes e fuja do conceito geral.
  2. tente entender o conceito geral antes de entrar nos detalhes.

29. Eu me lembro mais facilmente:

  1. de algo que eu fiz.
  2. de algo que eu pensei muito a respeito.

30. Quando eu tenho que fazer uma tarefa, eu prefiro:

  1. aperfeiçoar um modo de fazê-la.
  2. criar novos modos de fazê-la.

31. Quando alguém está me mostrando dados, eu prefiro:

  1. gráficos e tabelas.
  2. um texto resumindo os resultados.

32. Quando estou escrevendo uma redação, é mais provável que eu:

  1. pense ou escreva o início da redação e prossiga daí.
  2. pense ou escreva partes diferentes da redação e depois as ordene.

33. Quando tenho que trabalhar em um projeto em grupo, eu quero primeiramente:

  1. ter uma discussão em grupo onde todos contribuem com ideias.
  2. pensar em ideias individualmente e depois reunir com o grupo para comparar nossas ideias.

34. Eu considero um ótimo elogio chamar alguém de:

  1. sensitivo.
  2. imaginativo.

35. Quando eu conheço alguém em uma festa, é mais provável que eu me lembre:

  1. de como ele se parece.
  2. do que ele disse sobre si mesmo

36. Quando eu aprendo um assunto novo, eu prefiro:

  1. ficar focado nesse assunto, aprendendo o máximo que posso sobre ele.
  2. tentar fazer conexões entre esse assunto e tópicos relacionados.

37. As pessoas me consideram mais:

  1. extrovertido.
  2. reservado.

38. Eu prefiro aulas que enfatizam:

  1. material concreto (fatos, dados).
  2. material abstrato (conceitos, teorias).

39. Como entretenimento, eu prefiro:

  1. assistir um filme / série ou algo no YouTube.
  2. ler um livro ou usar uma rede social como o Medium.

40. Alguns professores começam suas aulas com um resumo do que eles vão ensinar. Esses resumos são:

  1. de alguma forma úteis para mim.
  2. muito úteis para mim.

41. A ideia de fazer trabalhos de casa em grupos, com uma única nota para o grupo inteiro:

  1. me interessa.
  2. não me interessa.

42. Quando estou fazendo cálculos longos:

  1. eu tendo a repetir todos os meu passos e checar minhas contas cuidadosamente.
  2. eu acho tedioso checar minhas contas e tenho que me forçar a fazer isso.

43. Eu tendo a imaginar locais que eu já fui:

  1. com facilidade e precisão.
  2. com dificuldade e sem muitos detalhes.

44. Quando estou resolvendo problemas em grupo, é mais provável que eu:

  1. pense nos passos da solução do problema.
  2. pense nas possíveis consequências e aplicações da solução em outras áreas.

Pontuação

Coloque “1” e “0” nos espaços apropriados na tabela a seguir. Por exemplo, se você respondeu “a” para Questão 3, coloque “1” na Coluna A da Questão 3 e “0” na Coluna B.

Some as colunas e escreva os totais nos espaços indicados.

Para cada uma das quatro escalas, subtraia o total menor do total maior. Escreva a diferença (1 a 11) e a letra (a ou b) cujo total foi maior na parte inferior linha. Por exemplo, se em “ACT/REF” você tivesse 4 respostas “a” e 7 “b”, você escreva “3b” na linha inferior desse título.

  • ACT/REF: Ativo / Reflexivo
  • SNS/INT: Sensorial / Intuitivo
  • VIS/VRB: Visual / Verbal
  • SEQ/GLO: Sequencial / Global

Marque “X” acima de sua pontuação em cada uma das quatro escalas.

Se a sua pontuação numa escala for 1ou 3, você está bastante equilibrado nas duas dimensões dessa escala.

Se a sua pontuação numa escala for 5 ou 7, você tem uma preferência moderada por uma dimensão da escala e aprenderá mais facilmente em um ambiente de ensino que favoreça esta dimensão.

Se a sua pontuação numa escala for 9 ou 11, você tem uma preferência muito forte por uma dimensão da escala. Você pode ter dificuldade real em aprender em um ambiente que não apoiar essa preferência.


Copyright © 1991, 1994 by North Carolina State University (Authored by Richard M. Felder and Barbara A. Soloman). For information about appropriate and inappropriate uses of the Index of Learning Styles and a study of its reliability and validity, see <Teaching and Learning STEM (ncsu.edu)>

Nenhum comentário:

Postar um comentário