Digite suas respostas para todas as perguntas da planilha de pontuação do ILS. Escolha apenas uma resposta para cada pergunta. Se tanto “a” quanto “b” parecem se aplicar a você, escolha aquele que se aplica mais frequentemente.
1. Eu entendo algo melhor depois que eu:
- tento fazê-lo.
- penso a respeito.
2. Eu prefiro ser considerado como:
- realista.
- inovador.
3. Quando eu penso sobre o que eu fiz ontem, na maioria das vezes penso em:
- imagens.
- palavras.
4. Eu tendo a:
- entender os detalhes de um assunto mas posso ficar confuso sobre a estrutura geral.
- entender a estrutura geral de um assunto mas posso ficar confuso sobre os detalhes.
5. Quando eu aprendo algo novo, me ajuda quando:
- falo sobre isso.
- penso a respeito disso.
6. Se eu fosse um professor, eu daria aulas:
- que lidam com fatos e situações da vida real.
- que lidam com ideias e teorias.
7. Eu prefiro adquirir informações novas através de:
- imagens, diagramas, gráficos ou mapas.
- textos escritos ou informações verbais.
8. Uma vez que entendi:
- todas as partes, eu entenderei o todo.
- o todo, eu entenderei como as partes se encaixam.
9. Em um grupo de estudos trabalhando em um material difícil, eu tendo a:
- participar e contribuir com ideias.
- me afastar e ouvir os outros.
10. Eu acho mais fácil:
- aprender fatos.
- aprender conceitos.
11. Em um livro cheio de imagens e gráficos, eu prefiro:
- analisar com cuidado as imagens e gráficos.
- focar no texto escrito.
12. Quando eu resolvo problemas de matemática:
- eu trabalho um passo de cada vez na direção da solução.
- em geral eu vejo a solução da questão mas tenho trabalho em encontrar o passo a passo para chegar nela.
13. Em aulas que eu já assisti:
- eu normalmente passo a conhecer vários colegas de sala.
- raramente passo a conhecer muitos colegas de sala.
14. Ao ler um livro de não-ficção, eu prefiro:
- algo que ensina novos fatos ou me diga como fazer algo.
- algo que me dê novas ideias para pensar.
15. Prefiro professores:
- que colocam vários diagramas no quadro.
- que passam a maior parte do tempo explicando.
16. Quando eu estou analisando uma estória ou romance:
- eu penso nos incidentes e tento encaixá-los para descobrir os temas do romance.
- eu apenas descubro os temas quando termino de ler o romance e tenho que voltar na leitura para ver os incidentes que demonstram os temas.
17. Quando eu começo uma tarefa de casa, eu procuro:
- começar a trabalhar na solução imediatamente.
- tentar entender o problema primeiro.
18. Eu prefiro o conceito de:
- exatidão.
- teorização.
19. Eu lembro melhor:
- do que eu vi.
- do que eu ouvi.
20. Para mim é mais importante que um professor:
- mostre o material de estudo em passos claros e sequenciais.
- me dê o panorama geral e relacione o material de estudo com outros conteúdos.
21. Eu prefiro estudar:
- em grupo.
- sozinho.
22. Me consideram mais como alguém:
- cuidadoso sobre os detalhes do meu trabalho.
- criativo sobre como faço meu trabalho.
23. Quando busco direções de um local novo, eu prefiro:
- um mapa.
- instruções por escrito.
24. Eu aprendo:
- em um ritmo bastante regular. Se eu estudar duro, eu chego lá.
- aos trancos e barrancos. Eu vou ficar todo confuso e de repente tudo se encaixa num estalo.
25. Eu prefiro primeiro:
- experimentar coisas.
- pensar em como vou fazer isso.
26. Quando estou lendo por prazer, gosto que escritores:
- digam o que querem de forma clara.
- digam coisas de formas criativas e interessantes.
27. Quando eu vejo um diagrama ou esboço na aula, eu costumo memorizar:
- a imagem.
- o que o professor disse sobre ela.
28. Considerando um pedaço de informação, é mais provável que eu:
- foque nos detalhes e fuja do conceito geral.
- tente entender o conceito geral antes de entrar nos detalhes.
29. Eu me lembro mais facilmente:
- de algo que eu fiz.
- de algo que eu pensei muito a respeito.
30. Quando eu tenho que fazer uma tarefa, eu prefiro:
- aperfeiçoar um modo de fazê-la.
- criar novos modos de fazê-la.
31. Quando alguém está me mostrando dados, eu prefiro:
- gráficos e tabelas.
- um texto resumindo os resultados.
32. Quando estou escrevendo uma redação, é mais provável que eu:
- pense ou escreva o início da redação e prossiga daí.
- pense ou escreva partes diferentes da redação e depois as ordene.
33. Quando tenho que trabalhar em um projeto em grupo, eu quero primeiramente:
- ter uma discussão em grupo onde todos contribuem com ideias.
- pensar em ideias individualmente e depois reunir com o grupo para comparar nossas ideias.
34. Eu considero um ótimo elogio chamar alguém de:
- sensitivo.
- imaginativo.
35. Quando eu conheço alguém em uma festa, é mais provável que eu me lembre:
- de como ele se parece.
- do que ele disse sobre si mesmo
36. Quando eu aprendo um assunto novo, eu prefiro:
- ficar focado nesse assunto, aprendendo o máximo que posso sobre ele.
- tentar fazer conexões entre esse assunto e tópicos relacionados.
37. As pessoas me consideram mais:
- extrovertido.
- reservado.
38. Eu prefiro aulas que enfatizam:
- material concreto (fatos, dados).
- material abstrato (conceitos, teorias).
39. Como entretenimento, eu prefiro:
- assistir um filme / série ou algo no YouTube.
- ler um livro ou usar uma rede social como o Medium.
40. Alguns professores começam suas aulas com um resumo do que eles vão ensinar. Esses resumos são:
- de alguma forma úteis para mim.
- muito úteis para mim.
41. A ideia de fazer trabalhos de casa em grupos, com uma única nota para o grupo inteiro:
- me interessa.
- não me interessa.
42. Quando estou fazendo cálculos longos:
- eu tendo a repetir todos os meu passos e checar minhas contas cuidadosamente.
- eu acho tedioso checar minhas contas e tenho que me forçar a fazer isso.
43. Eu tendo a imaginar locais que eu já fui:
- com facilidade e precisão.
- com dificuldade e sem muitos detalhes.
44. Quando estou resolvendo problemas em grupo, é mais provável que eu:
- pense nos passos da solução do problema.
- pense nas possíveis consequências e aplicações da solução em outras áreas.
Pontuação
Coloque “1” e “0” nos espaços apropriados na tabela a seguir. Por exemplo, se você respondeu “a” para Questão 3, coloque “1” na Coluna A da Questão 3 e “0” na Coluna B.
Some as colunas e escreva os totais nos espaços indicados.
Para cada uma das quatro escalas, subtraia o total menor do total maior. Escreva a diferença (1 a 11) e a letra (a ou b) cujo total foi maior na parte inferior linha. Por exemplo, se em “ACT/REF” você tivesse 4 respostas “a” e 7 “b”, você escreva “3b” na linha inferior desse título.
- ACT/REF: Ativo / Reflexivo
- SNS/INT: Sensorial / Intuitivo
- VIS/VRB: Visual / Verbal
- SEQ/GLO: Sequencial / Global
Marque “X” acima de sua pontuação em cada uma das quatro escalas.
Se a sua pontuação numa escala for 1ou 3, você está bastante equilibrado nas duas dimensões dessa escala.
Se a sua pontuação numa escala for 5 ou 7, você tem uma preferência moderada por uma dimensão da escala e aprenderá mais facilmente em um ambiente de ensino que favoreça esta dimensão.
Se a sua pontuação numa escala for 9 ou 11, você tem uma preferência muito forte por uma dimensão da escala. Você pode ter dificuldade real em aprender em um ambiente que não apoiar essa preferência.
Copyright © 1991, 1994 by North Carolina State University (Authored by Richard M. Felder and Barbara A. Soloman). For information about appropriate and inappropriate uses of the Index of Learning Styles and a study of its reliability and validity, see <Teaching and Learning STEM (ncsu.edu)>


Nenhum comentário:
Postar um comentário